SABE

notícias

ESG: a rota certa dos investimentos!!

03/08/2020

ESG é um conjunto de critérios, de filtros, que os analistas, bancos e investidores usam para avaliar se as empresas com as quais operam estão comprometidas com os aspectos Ambiental, Social e de Governança. Só se qualificam para receber investimentos e/ou empréstimos as empresas que alcançarem uma certa pontuação nessa avaliação, ou apresentarem planos para evoluir.

continue lendo -->

“Pivotar” é preciso!!

27/07/2020

O Ibovespa em 2020 está caindo 11,5%. Dentre 4 índices que acompanhamos, o que apresenta a maior variação no longo, no médio e no curto prazo é o Índice das Small Caps (SMLL), seguindo a tendência de 2019 quando cresceu 53% contra 32% do Ibovespa. Por outro lado, o Índice de Sustentabilidade (ISE) foi o que teve a menor queda em 2020 até aqui.

continue lendo -->

Brasil: Desmatamento ZERO!!

20/07/2020

Em carta intitulada “Convergência pelo Brasil” lançada em 14 de julho,  ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central pedem DESMATAMENTO ZERO na Amazônia e no Cerrado, investimentos em pesquisa e tecnologia e indicam pontos para o Brasil descarbonizar a economia ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade. A ideia do documento é fazer com que a questão ambiental seja definitivamente incorporada à política econômica.

continue lendo -->

2020: O ano que não aconteceu!

13/07/2020

Ações de companhias duramente atingidas pela pandemia ficaram entre as maiores altas no último pregão de 6ª feira, 10 de julho: CVCB3 (+12,14%), GOLL4 (+5,77%) e AZUL4 (+5,29%). Esperamos que os novatos em bolsa não se contagiem com as “jogadas dos apostadores”, afinal bolsa não é para qualquer um! Seguindo a linha do otimismo (a nosso ver exagerado), muitos especialistas do mercado acreditam que a bolsa encerre 2020 na faixa dos 115 mil pontos. Se isso acontecer deveremos comemorar, não esquecendo que a valorização em 2020 será ZERO (!!). Assim, sendo 2020 será lembrado como um ano que não aconteceu. Quem viver verá...

continue lendo -->

“V” ou “Não-V”: eis a questão!

06/07/2020

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil segue resistente, resiliente e com sinais vitais diante da pandemia de Covid-19 e deve surpreender positivamente, mas alertou que a retomada da economia vai depender das medidas e ações que serão tomadas daqui para frente. Prefiro trabalhar com “V”, pode ser meio torto, com subida um pouco mais devagar, disse Guedes. Se olharmos a evolução mensal do Ibovespa em 2020, podemos dizer que o 1º semestre se comportou como um “V” meio torto. Resta saber em que formato a economia fará sua retomada. Só o tempo dirá...

continue lendo -->

O medo de ser liberal

29/06/2020

O liberalismo econômico, nos ensinam os livros didáticos desde a tenra infância, é coisa de capitalista selvagem, empresário malvado e banqueiro usurpador, assim como de duas categorias cuja existência, para os anti-liberais, dispensa adjetivos: os investidores da bolsa de valores e os investidores estrangeiros.

continue lendo -->

Só sei que nada sei... (Sócrates)

22/06/2020

“Não sabemos quando, como ou mesmo se uma vacina ou alguma outra solução permitirá controlar plenamente a pandemia. Não sabemos como será o caminho da recuperação econômica. Não sabemos a gravidade do impacto que a pandemia acabará tendo no comércio exterior, nas políticas de comércio exterior e nas relações internacionais." Martin Wolf.

continue lendo -->

Seguimos com vento de través ou contra!!

15/06/2020

Após subirem expressivamente, as ações de companhias afetadas duramente pela pandemia caíram bastante. No dia 12 de junho, CVCB3 e GOLL4, estiveram entre as maiores baixas do dia, caindo 9,44% e 8,40%, respectivamente. E AZUL4, caiu 5,87%!! De novo: Como explicar essa “exuberância irracional” tupiniquim? Mais uma vez,  o Sr. Mercado, com sua SABEdoria infinita acertou: Deu vaca !!, como dizem os surfistas quando a onda quebra e tomam um caldo.

continue lendo -->

A vaca é certa!?

08/06/2020

Na sexta-feira, 5 de junho a ação GOLL4 subiu 9,74%, AZUL4 aumentou 10,90% e CVCB3 ganhou 5,61%, três empresas de setores duramente afetados pela pandemia, cujos resultados recentes foram decepcionantes. Por outro lado, TOTS3 (TOTVS ON) caiu 4,29%, ação de empresa do setor de Tecnologia da Informação, cujo lucro no 1º Trim 2020 cresceu 5 vezes e pertencente ao único segmento da bolsa que teve aumento de lucro no último trimestre. Como explicar essa “exuberância irracional” tupiniquim?

continue lendo -->

SABE Alerta

Assine e tenha acesso às melhores informações
para fundamentar suas decisões de investimentos em ações.