SABE

notícias

RJ ou IPO?

14/09/2020

Observando a lista das empresas de Varejo que estão indo “rumo à bolsa”, planejando IPO, percebemos objetivos conflitantes de alocação dos recursos captados para reforço de capital de giro, amortização de dívidas ou pagamento de dividendos, junto com iniciativas para expansão dos negócios, como abertura de novas unidades e investimentos em tecnologia. O cenário de juros baixos no Brasil e no mundo ajudará no processo de recuperação das companhias no pós-crise, mas também tem levado as empresas ao dilema: entro em recuperação judicial ou faço um IPO?

continue lendo -->

Sequelas da covid-19 no mercado

08/09/2020

Artigo publicado no Financial Times aponta que “É difícil superestimar a extensão da tomada de riscos nos mercados financeiros dos EUA no momento. Altas dramáticas de nomes únicos (pense na Apple e na Tesla) ampliaram a marcha contínua das ações para cima, produzindo uma série de recordes para a Nasdaq, a bolsa com grande peso das ações tecnológicas, e em especial para o índice S&P”. Por aqui seguimos com o IPO da Petz e a expectativa de termos 1.000 companhias listadas em 5 a 10 anos. É ver para crer...

continue lendo -->

Capitalismo X Prática Empresarial

31/08/2020

A construção de um novo capitalismo, inclusivo e consciente, emergiu entre as demandas prioritárias provocadas pela Covid-19. Pensar que negócios que garantam equilíbrio entre performance e progresso social não é algo novo, mas tampouco é realidade. A FIFCO, Florida Ice and Farm Company S.A., é uma empresa costarriquenha de alimentos e bebidas sediada na província de Heredia, Costa Rica, é um exemplo real de que o capitalismo consciente é possível.

continue lendo -->

A voz e a vez do acionista minoritário

24/08/2020

A CVM, no dia 22 de junho de 2020, editou a Instrução nº 627. A nova norma, veio para facilitar o acesso dos minoritários às informações, e mesmo aos diretores das companhias com ações na Bolsa. Ela reduziu o percentual mínimo necessário de ações que o investidor precisa ter para convocar uma assembleia ou requerer esclarecimentos ao conselho fiscal da investida.

continue lendo -->

Investir em ações requer INFORMAÇÃO!

17/08/2020

A informação “informa-a-ação” a ser tomada, fundamentando a decisão. Sempre dissemos em nossos cursos que ações são, e sempre serão, o melhor investimento. Uma pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pelo C6 Bank mostra que o contato com a educação financeira chega muito tarde, principalmente para as famílias mais vulneráveis. Na classe C, apenas 38% das pessoas tiveram o primeiro contato com os conceitos de educação financeira em casa. Na classe B, esse índice sobe para 47% e, na A, atinge 57% . Falta INFORMAÇÃO!!

continue lendo -->

Bolha em Ações da B3 a caminho?

10/08/2020

Guilherme Aché, sócio da gestora de recursos carioca Squadra, avalia que o ambiente de juro baixo e a entrada massiva de investidores na bolsa, inflada pelas redes sociais, sinalizam que o mercado brasileiro está caminhando para a formação de bolhas nos preços de ativos. 

continue lendo -->

ESG: a rota certa dos investimentos!!

03/08/2020

ESG é um conjunto de critérios, de filtros, que os analistas, bancos e investidores usam para avaliar se as empresas com as quais operam estão comprometidas com os aspectos Ambiental, Social e de Governança. Só se qualificam para receber investimentos e/ou empréstimos as empresas que alcançarem uma certa pontuação nessa avaliação, ou apresentarem planos para evoluir.

continue lendo -->

“Pivotar” é preciso!!

27/07/2020

O Ibovespa em 2020 está caindo 11,5%. Dentre 4 índices que acompanhamos, o que apresenta a maior variação no longo, no médio e no curto prazo é o Índice das Small Caps (SMLL), seguindo a tendência de 2019 quando cresceu 53% contra 32% do Ibovespa. Por outro lado, o Índice de Sustentabilidade (ISE) foi o que teve a menor queda em 2020 até aqui.

continue lendo -->

Brasil: Desmatamento ZERO!!

20/07/2020

Em carta intitulada “Convergência pelo Brasil” lançada em 14 de julho,  ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central pedem DESMATAMENTO ZERO na Amazônia e no Cerrado, investimentos em pesquisa e tecnologia e indicam pontos para o Brasil descarbonizar a economia ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade. A ideia do documento é fazer com que a questão ambiental seja definitivamente incorporada à política econômica.

continue lendo -->

SABE Alerta

Assine e tenha acesso às melhores informações
para fundamentar suas decisões de investimentos em ações.