Voando alto Embraer assusta concorrente canadense

SABE

notícias

voltar

Voando alto Embraer assusta concorrente canadense

28/09/2017

A Embraer celebrou a decisão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos de impor tarifas compensatórias preliminares antisubsídios de 220% nos jatos C-Series produzidos pela Bombardier. Segundo a companhia a decisão dos EUA reforça o argumento do Brasil perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) de que os subsídios à Bombardier violam as obrigações comerciais do Canadá. (Fonte: Terra).

O comunicado fortaleceu a posição da Embraer de que os subsídios favoreciam a concorrente por praticar preços de aeronaves abaixo do custo de produção. O preço da ação EMBR3 subiu para R$18,45, trazendo uma valorização no longo prazo de 43,13% contra 24,71% do Ibovespa no mesmo intervalo de tempo.

De 2012 a 2016 a Embraer teve um crescimento consistente de ativos, patrimônio, receitas e distribuição de valor aos seus stakeholders. Nesse período a companhia teve expressiva redução de lucros em 2015, mas recuperado no ano seguinte. Sua alavancagem cresceu atingindo em 2016 um patamar superior a 7x, considerado bem elevado. Nos primeiros 6 meses de 2017 a companhia teve um desempenho que deverá trazer um melhor resultado com queda na dívida e crescimento de rentabilidade patrimonial.

Com 48 anos de atuação e com mais de 19 mil colaboradores a Embraer é um conglomerado transnacional brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares. A companhia possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive joint ventures na China e em Portugal. Com um valor de mercado atualmente de US$4,2 bilhões, a empresa possui ações negociadas na B3 (BRM3) e NYSE (ERJ).

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça os demais produtos SABE, o adequado complemento ao seu acervo de informações.

Comentários