Viva a concorrência!!

SABE

notícias

voltar

Viva a concorrência!!

17/01/2020

O mercado de capitais brasileiro é ainda muito pequeno. Possui poucos investidores, insuficientes emissores e alta taxa de concentração de mercado em muitos setores.

No primeiro pilar, é preciso observar que, mesmo com o crescimento de 100% do número de contas abertas na B3 de 2018 para 2019, chegando a mais que 1,5 milhão de PFs, os investidores com negociação na B3 representam hoje menos que 1% da população. Em países emergentes esse percentual atinge 5% da população; portanto, o potencial do mercado brasileiro é de 10 milhões de investidores individuais. A título de ilustração, o Brasil fica somente à frente de Zâmbia e Bolívia dentre 22 países.

Com relação aos emissores, o número de cerca de 340 empresas listadas na B3 é insignificante se comparado a outras economias de países como China, Coréia do Sul e Índia. Dentre os emergentes, o Brasil está à frente de Rússia e México. Os EUA, por exemplo, possuem mais de 5.000 companhias listadas nas duas bolsas.

Por último, existe uma forte concentração de mercado em praticamente todos os setores da economia, com destaque para Petróleo, Mineração e Bancos. Não é à toa que o volume de negociação e liquidez do Ibovespa está concentrado em Petrobras, Vale, Itaú e Bradesco.

A entrada da ATS Brasil no mercado acionário brasileiro deve responder o “Dilema do Tostines”: o mercado de ações é pequeno porque tem poucos investidores e emissores ou o inverso? Mas o fato é que a entrada da ATS Brasil quebra o monopólio da B3 e deve representar um novo ciclo no mercado brasileiro, com novas oportunidades de negócios e produtos.

Segundo declara a própria ATS, seu objetivo “como nova bolsa de valores será reduzir de forma significativa os custos, proporcionando ganhos de eficiência para os investidores locais e internacionais, posicionando o Brasil entre os mercados mais atrativos do mundo”. Estará sediada no Rio de Janeiro (até que enfim, dizem os cariocas!) e irá operar no mercado como uma nova bolsa de valores inicialmente focada na negociação de ações.

Ao mesmo tempo, a B3 anunciou recentemente uma série de medidas que atingem cerca de 65% da base de investidores pessoa física que atuam em renda variável, visando redução de custos para aumentar a base de clientes. Lembrando que em 2019 quem respondeu pelo crescimento de 32% do Ibovespa foram os investidores locais. A médio e longo prazos, a B3 espera que a perda de receita decorrente das novas mudanças seja compensada pelo aumento futuro do volume de ações negociadas.

Conclusão

Em resumo: Viva a Concorrência! O movimento será positivo para que o mercado de capitais brasileiro se desenvolva e seja um pilar para o financiamento do o crescimento econômico do país, e desenvolvimento das empresas e seus projetos.

Se algum dia você se perguntou como os gestores de investimentos conseguem ser tão bem-sucedidos, procure saber quais são suas fontes de informação. SABE Intelligence é o benchmark que deve complementar suas fontes e ferramentas de análise para assegurar maior probabilidade de acerto nas decisões de investimentos em ações.

Assine agora o SABE Intelligence, o relatório que auxiliará você na montagem ou avaliação de uma carteira de ações alinhada ao seu perfil, oferecendo maiores chances de melhores retornos.

Por menos que R$1,00 (isso mesmo, um real !!!) por dia você terá em mãos a solução pioneira desenvolvida pela SABE | Inteligência em Ações da Bolsa, uma empresa que se dedica ao negócio de informações financeiras empresariais desde 1995.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas com desempenho destacado com suporte da IA e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa



Comentários