Retomada da economia ainda traz perspectiva de bons dividendos para o Setor Elétrico?

SABE

notícias

voltar

Retomada da economia ainda traz perspectiva de bons dividendos para o Setor Elétrico?

23/01/2019

Este artigo tem como objetivo atualizar os números do conteúdo publicado por nós em out/2017 sob o título “Retomada da economia traz perspectiva de bons dividendos para o Setor Elétrico” onde chamamos atenção para o desempenho das ações das 10 companhias do setor que apresentaram os maiores lucros no 1S2017. Naquela ocasião, somente a ação PN da Geração Paranapanema (GEPA4) que valorizou 26,76% superou o Ibovespa (variação de 24,79%), sinalizando o desinteresse dos investidores no setor.

Atualmente o Setor de Energia Elétrica possui 49 Companhias listadas em Bolsa que operam nos segmentos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Por Receitas Líquidas, apenas 8 empresas - Eletrobras, CPFL Energia, Cemig, Energisa, Copel, Eletropaulo, Energias BR e Cemig Dist - representaram 52% do total do setor nos primeiros nove meses de 2018.

Diferentemente do desempenho analisado no artigo anteriormente publicado, as receitas e os lucros do setor cresceram 12% e 16%, respectivamente, dos 9M2017 para igual período de 2018. Isto é um indicador positivo para o Setor Elétrico, tradicionalmente considerado bom pagador de dividendos.

A mudança no desempenho econômico teve reflexo em bolsa. Tomando como base o desempenho das ações das 10 companhias do setor em 2018 que apresentaram os maiores lucros no 9M2018, apenas quatro ficaram abaixo do Ibovespa que teve variação positiva de 15,18%. Confira a mudança na planilha a seguir.

Ao que tudo indica, a expectativa de retomada da economia aliada a mudança política para um governo reformista, aumentou o apetite dos Investidores estrangeiros e brasileiros, estes interessados na privatização da Eletrobras. Como já dissemos, ações desvalorizadas de setores defensivos como o de Energia Elétrica passam a ter boa probabilidade de valorização e, consequentemente, de voltar a pagar bons proventos em dinheiro (dividendos e JSCP).

Se algum dia você se perguntou como os gestores de investimentos conseguem ser tão bem-sucedidos, procure saber quais são suas fontes de informação. SABEIntelligence é o benchmark que deve complementar suas fontes e ferramentas de análise para assegurar maior probabilidade de acerto nas decisões de investimentos em ações.

Assine agora o SABEIntelligence, o relatório que auxiliará você na montagem ou avaliação de uma carteira de ações alinhada ao seu perfil, oferecendo maiores chances de melhores retornos.

Por menos que R$1,00 (isso mesmo, um real !!!) por dia você terá em mãos a solução pioneira desenvolvida pela SABE| Inteligência em Ações da Bolsa, uma empresa que se dedica ao negócio de informações financeiras empresariais desde 1995.

Promo SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas com desempenho destacado com suporte da IA e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários