Quais são as boas pagadoras de Dividendos?

SABE

notícias

voltar

Quais são as boas pagadoras de Dividendos?

29/01/2018

Uma interessante matéria publicada no dia 22/Jan/2018 no Caderno de Economia do O Globo sob o título “Retomada da economia eleva expectativa com dividendos” despertou nossa atenção. Segundo a matéria, “a expectativa de que a recuperação da economia continue ganhando fôlego traz boas perspectivas para o mercado de ações brasileiro. Afinal, as empresas devem voltar a registrar lucro, depois de uma série de resultados ruins durante a recessão — e isso significa retomar o pagamento de dividendos. O banco Itaú, por exemplo, estima que o valor nominal dos dividendos de todas as empresas listadas no Ibovespa, o principal índice da B3, será 14% maior este ano em relação a 2017”.

A matéria comenta ainda que “Para ser uma boa pagadora de dividendos, é preciso ser uma empresa sólida, que não precisa fazer grandes investimentos e que tem um caixa líquido, sem dívidas. No entanto, pode-se encontrar alguns pontos fora da curva: empresas que em um determinado ano se tornam destaque na previsão de pagamento de dividendos”.

Levando em conta que uma companhia boa pagadora de dividendos deve ser sólida, além de não ter dívidas, resolvemos fazer uma análise da situação das 10 companhias da matéria. Para isto, usando o Big Data SABE calculamos a taxa de crescimento anual composto (CAGR) do lucro dos últimos três anos (2015, 2016 e 2017 anualizado) e a relação Dívida Líquida/EBITDA anualizada de acordo com o último balanço publicado, dos nove primeiros meses de 2017. Confira o resultado dessa análise na planilha abaixo:

De acordo com os indicadores da planilha somente ENGIE BR, SANEPAR e TELEF BRASIL (VIVO) passariam no “teste” das melhores pagadoras de dividendos. As sete companhias remanescentes não seriam selecionadas por conta de baixa expectativa de geração de lucro ou por estarem em patamares elevados de endividamento ou, ainda, da combinação desses dois critérios, que é o pior dos casos.

O comentário da matéria acerca dos pontos fora da curva é extremamente pertinente, pois foram consideradas estimativas tomando como base um dia do mês de Jan/2018, antes da decisão do julgamento do ex-presidente Lula e em um ambiente de alta incerteza.

e-Book


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência em Ações

Comentários