Prejuízos estrondosos com valorizações fantásticas!!!

SABE

notícias

voltar

Prejuízos estrondosos com valorizações fantásticas!!!

30/10/2017

Dando continuidade à série “Cadê o Fundamento?”, chamou-nos a atenção as expressivas valorizações de três papéis no último dia 27/Out/2017. São empresas com tradição em bolsa, enfrentando difícil situação financeira: a siderúrgica Aliperti e as construtoras João Fortes e PDG Realt. Confira o desempenho dessas companhias nas planilhas apresentadas a seguir:

No período de 2012 a 2016, as três empresas tiveram crescimento negativo de receitas. Além disso enfrentaram em 2016 insuficiência de geração de caixa medida pelo EBITDA, prejuízo (João Fortes ficou negativa desde 2014 e PDG Realt nos últimos cinco anos), além de terem tido o ROE deteriorado. A situação da PDG é mais complicada ainda por estar com passivo a descoberto desde 2016. Pelos últimos balanços divulgados no 1º semestre de 2017 a situação das três companhias é bem parecida com a dos últimos cinco anos, sem perspectiva de recuperação.

Curiosamente (ou não, dependendo do ponto de vista) o desempenho de alguns valores mobiliários emitidos por essas companhias apresentaram no último dia 27/10/2017 extraordinárias valorizações que, a nosso ver, não possuem qualquer coerência com os números recentes dessas companhias. No caso da Aliperti a ação APTI4 (Aliperti PN) fechou o pregão cotada a R$9.200,00!!! Com oscilação positiva de 187,50%!!!, sem respaldo de qualquer fato relevante. Confira na planilha a seguir o “rali” dessas três companhias:

Entendemos que fatos pontuais anormais, como os aqui relatados, devem ser esclarecidos aos investidores, sob pena de “ficar no ar” uma suspeita de manipulação ou especulação fraudulenta desses ativos. Afinal o assunto envolve três companhias antigas que possuem listagem na B3 há anos, estando a PDG no Novo Mercado, segmento de mais elevado nível de governança corporativa. Veja a seguir um breve perfil profissional dessas três empresas com informações extraídas de seus sites oficiais.

Siderurgica J.L. Aliperti S.A: foi fundada 1924, inicialmente com uma pequena oficina no Bairro do Brás em São Paulo, dedicada ao conserto de carroças e charretes. Atualmente ocupa uma posição de destaque na produção de molas helicoidais no mercado nacional.

João Fortes Engenharia: referência no mercado de incorporação e construção, possui mais de 65 anos de experiência no setor e mais de 500 edificações espalhadas por todo o Brasil. Durante esse período foi responsável pela construção de quase 10 milhões de metros quadrados em empreendimentos comerciais, residenciais e shoppings centers. Sediada no Rio de Janeiro, a companhia tem escritórios em Niterói e Brasília.

PDG Realt: uma das principais construtoras e incorporadoras do Brasil, atua com foco no mercado residencial e de maneira complementar nos segmentos comercial e de loteamento. O compromisso da Companhia é materializar o sonho de seus clientes desde o desenvolvimento dos empreendimentos, passando pela compra, construção, e prestação de assistência após a entrega das chaves do imóvel. Com mais de 150 mil unidades entregues, a PDG acredita em agir com simplicidade para atingir a rentabilidade e a sustentabilidade dos negócios.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de tomar decisões de investimentos em ações com a inteligência artificial.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários