Magazine Luiza subiu 500%. O crescimento é consistente?

SABE

notícias

voltar

Magazine Luiza subiu 500%. O crescimento é consistente?

26/09/2017

Magazine Luiza: será que a sua ação vale tanto?

A forte valorização das ações da Magazine Luiza transformou a varejista em “fenômeno” da Bolsa com a multiplicação de seu valor de mercado em mais de nove vezes para R$ 13 bilhões. A ação MGLU3 foi a maior alta de 2016 com valorização de 500%!!!

A queda do consumo observada nos dois últimos anos trouxe grandes perdas para o segmento varejista. Mas empresas que cuidaram do caixa sem deixar de inovar em tecnologia ou na concessão de crédito passaram ao largo da crise. Foi o caso, dentre outras, de Magazine Luiza e Lojas Renner, ambas listadas no Novo Mercado da bolsa brasileira.

São companhias com características semelhantes, mas com números bem distintos, tanto de balanços como de desempenho em bolsa. Nesse quesito, no período de cinco anos, a Luiza (MGLU3) ofereceu aos seus acionistas uma valorização de 522,18%, enquanto que a Renner (LREN3) subiu “apenas” 208,04%. As duas valorizações fizeram sorrir quem investiu nessas empresas.

Entretanto, pela ótica dos balanços a Renner apresentou nos últimos cinco anos um desempenho bem mais consistente que o da concorrente Magazine Luiza, como ilustram os gráficos a seguir:

Fonte: APLIGRAF | Fonte: SABE©

Observe que Magazine Luiza teve, nos últimos cinco anos e também no ano corrente anualizado, receitas superiores (em alguns casos chegando ao dobro) do obtido pela Lojas Renner. Com os lucros ocorreu o inverso: para a Lojas Renner eles foram crescentes até 2016 e ficaram bem acima dos de Magazine Luiza que, inclusive, amargou prejuízo em 2012 e 2015, portanto, com menor consistência de desempenho.

Surge então a pergunta: então por que razão as ações da Luiza tiveram valorização bem acima da Renner? Uma resposta simples seria: porque o desempenho de nossa bolsa sofre influência muito maior de especulação visando ganhos de curto prazo do que de formação de patrimônio no longo prazo. É uma questão cultural de nosso mercado. Obviamente há que ser reconhecido o mérito da Magazine Luiza com os investimentos recentes feitos em tecnologia digital, buscando entender as necessidades dos consumidores e facilitar suas decisões de compra, que alavancaram seu desempenho recente, como evidencia a planilha abaixo:

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça os demais produtos SABE, o adequado complemento ao seu acervo de informações.

Comentários