LOCALIZA versus LOCAMERICA + UNIDAS

SABE

notícias

voltar

LOCALIZA versus LOCAMERICA + UNIDAS

11/01/2018

A Locamerica  acertou a  compra da Unidas em dinheiro e troca de ações. Os  Controladores da Locamerica e os acionistas da Unidas, Vinci Capital Partners, Kinea, Gavea, Principal – Gestão de Activos e Consultoria Administrativa e Financeira e Enterprise Holdings Brazil, além de Fitpart Capital Partners assinaram acordo de investimento para combinação de negócios entre Unidas e Locamerica, segundo fato relevante. A assinatura do acordo de investimento foi aprovada pelos conselhos de Unidas e Locamerica.

"A operação permitirá que as empresas tenham uma plataforma completa para atendimento aos seus clientes, que incluirá todos os serviços disponíveis no mercado de locação de veículos, terceirização e gestão de frotas. O posicionamento competitivo também será fortalecido com a ampliação da cobertura geográfica das empresas. Espera-se que a combinação dos negócios capture significativas sinergias operacionais, administrativas e econômico-financeiras bem como da otimização da estrutura de capital das companhias, tornando a Locamerica-Unidas a segunda maior empresa do país no segmento e consolidando efetivamente a liderança do grupo no segmento de terceirização de frotas. A complementariedade de dois times bem preparados e especializados nos seus mercados de atuação tem como objetivo a maximização dos retornos das companhias e a melhoria do atendimento aos seus clientes", informa a empresa. (Fonte: Infomoney).

e-Book

Veja agora o que o nosso Big Data SABE tem a revelar sobre a fusão da Locamerica com a Unidas.

Fazendo uma mera simulação de como ficaria a nova empresa LOCAMERICA + UNIDAS, considerando a soma de suas receitas extraídas dos balanços individuais e comparando com a LOCALIZA, atual líder do segmento de carros na bolsa, teríamos:

·  Receitas: a LOCALIZA representa quase mais de 90% das vendas da nova companhia em 2016 e mais que o dobro se anualizarmos as vendas dos noves primeiros meses de 2017;

·  Lucros: a LOCALIZA representa mais que 4 vezes o lucro da nova companhia em 2016 e quase 5 vezes se considerarmos o lucro anualizado dos 9M2017.

Olhando agora o ROE (Retorno do Acionista), podemos perceber que a LOCALIZA vem superando a rentabilidade patrimonial das duas concorrentes desde o ano de 2012. Pela ótica da relação Dívida Líquida/EBITDA, constatamos que as três companhias possuem alavancagens financeiras semelhantes medidas no ano de 2016 e anualizando nos 9M2017, com valores entre 3,3 e 4,5 vezes.

Ainda, segundo a mesma fonte, após a conclusão da operação, a Locamerica-Unidas contará com uma escala diferenciada com mais de 100.000 carros, 234 lojas de locação de veículos, 72 lojas de seminovos e presença em todos os estados e no Distrito Federal. "A pretendida combinação de negócios possibilitará uma conexão internacional, considerando que a Unidas é a franqueada master no Brasil do maior grupo de locação do mundo, a Enterprise (franqueadora das marcas Alamo, Enterprise e National), com a possibilidade de acesso às melhores práticas do segmento. Adicionalmente, os clientes da Locamerica passarão a ter acesso a uma rede de atendimento de aluguel de carros global".

A operação estará condicionada à aprovação pelo Cade, além de outras condições previstas no acordo de investimento. Itaú BBA e Machado Meyer Sendacz Opice Advogados assessoraram Locamerica. JPMorgan e o Lefosse Advogados assessoraram Unidas e acionistas. Trench Rossi Watanabe Advogados assessorou Enterprise.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de tomar decisões de investimentos em ações com a inteligência artificial.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência em Ações

Comentários