IRBBrasil RE: salvo pelo gongo!!

SABE

notícias

voltar

IRBBrasil RE: salvo pelo gongo!!

23/09/2020

Gestão fraudulenta

Matéria publicada no site Valor Investe no dia 21 de setembro sob o título “IRB poderia não ter sobrevivido a fraudes” revela que “Quando aceitou o convite dos bancos acionistas e do governo para assumir o IRB no momento mais turbulento da história do ressegurador, Antonio Cassio dos Santos não tinha ideia do tamanho do problema que viria pela frente.

A missão inicial, de máxima urgência, era recuperar a credibilidade da empresa. Para tanto, era preciso liderar uma apuração sobre as circunstâncias do vazamento, pela antiga administração, de uma falsa lista que incluía o Berkshire Hathaway, fundo do megainvestidor americano Warren Buffett, como acionista do ressegurador. Continue lendo...

Um problema muito maior

Nas palavras do novo CEO do IRB: “Eu comprei um problema, mas me entregaram um outro, muito maior”. A auditoria realizada no início da gestão de Cassio dos Santos evidenciou que antigos administradores alteraram a lista de acionistas, manipularam o balanço da empresa e se apropriaram indevidamente de recursos do IRB.

Um especialista em auditoria ouvido pelo Valor diz que o que aconteceu no IRB aponta para um “management override”, que na prática corresponde a atuação, em conluio, de diversos funcionários, de diferentes níveis da empresa, incluindo pessoas com poder-chave de decisão, para alterar informações contábeis. Isso só seria possível em grandes corporações e, nas palavras da fonte, “não tem auditoria que pegue”. Duas auditorias haviam dado “ok” ao balanço no primeiro trimestre.

Felizmente o IRB foi “salvo pelo gongo”, sobrevivendo às fraudes inicialmente apontadas pela Gestora Squadra e agora pelas ações da nova administração que assumiu a companhia em meados de março de 2020. Confira a seguir os efeitos das iniciativas dos antigos administradores nos números dos balanços e no preço das ações ao longo do tempo com informações do Banco de Dados SABE©.

Desempenho dos ativos

  DESEMPENHO ECONÔMICO (4 Anos)

O IRB Brasil RE apresentou nos últimos 4 anos um desenvolvimento consistente com aumento de patrimônio líquido, receitas líquidas, EBITDA e resultado líquido. Ao mesmo tempo reduziu o grau de alavancagem financeira para 2 vezes e ofereceu ao seu acionista um retorno (ROE) de mais de 30% em 2019.

Entretanto, comparando os dados do 1º semestre de 2020 com igual período de 2019, percebemos uma expressiva queda no desempenho financeiro da companhia: forte redução de patrimônio acompanhada de prejuízo no 1S2020, embora com aumento de receitas e EBITDA. Por outro lado, o fraco desempenho veio acompanhado de aumento significativo da dívida líquida, embora mantendo o grau de alavancagem anualizado em nível baixo. Com o prejuízo o acionista ficou a “ver navios”.


  DESEMPENHO EM BOLSA (3 Anos)

A ação IRB Brasil RE ON (IRBR33) valorizou expressivamente a partir de seu lançamento no 2º semestre de 2017 até o fim de 2019, chegando a ser cotada a mais de R$ 35,00. Nos últimos 12 meses seu preço despencou, atingindo ontem (22 de setembro) a cotação de R$5,75, queda próxima a 84%.

No mesmo período o Ibovespa caiu pouco mais de 7% e em 2020 cedeu quase 16%. O gráfico abaixo ilustra a evolução de 08/2017 a 22/09/2020 dos preços ajustados da ação.


CONCLUSÃO

O IRB, líder no segmento de resseguros brasileiro, tem pela frente, no momento, o desafio de recuperar sua credibilidade junto ao mercado e seus acionistas. Além da queda na bolsa, os clientes estão preocupados com seus contratos de resseguros e já começam a questionar a nova direção e buscar cotações nos concorrentes para uma possível troca de fornecedor.

Para recuperar sua credibilidade o IRB terá que aumentar o nível de transparência e incluir a maior abertura de itens recorrentes e não-recorrentes do demonstrativo financeiro, falha apontada pela Squadra. Quanto ao programa de bônus, os novos executivos deverão ter remuneração compatível com a prática de mercado, com olhar de longo prazo e de governança.

Michael Porter, um dos notáveis da área estratégica dizia que o importante “É aprender e mudar”. Esperamos que o IRB siga esta trilha e sua história sirva de aprendizado para o mercado de capitais brasileiro. Mais uma vez o Sr. Mercado entrou em cena, corrigindo uma distorção que afetou a companhia e seus stakeholders.

SABE INVEST APP


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 140.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços ajustados de suas ações dos últimos cinco anos.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários