Inteligência artificial ou humana?

SABE

Blog

voltar

Inteligência artificial ou humana?

08/11/2021

“Pensar é o primeiro dever da “inteligência”; e, em certos casos, o único.”

Octavio Paz, escritor mexicano.

Inteligência artificial ou humana?

Montar a própria carteira de ações não é uma tarefa fácil, principalmente se você está começando agora. A decisão é determinada por uma série de fatores, como: objetivo a ser alcançado, estratégia de seleção, rendimento esperado, prazo de investimento e proporção de quantidade de ativos.

Curso Sem Medo de Investir na Bolsa


Para simplificar vamos comparar duas carteiras (Valor X SABE) com 10 ações cada e proporções iguais, focando o longo prazo, ou seja 5 anos, tomando como base o último pregão do mês de outubro de 2021.

A Carteira Valor reúne as dez ações mais indicadas pelas corretoras participantes. Ao todo, são 19 casas que escolhem, mensalmente, cinco papéis que acreditam que vão se valorizar no mês. Atualmente, compõem a Carteira Valor as corretoras Ativa, Ágora, BB Investimentos, Banco Inter, CM Capital, Elite, Genial, Guide, Mirae, Modalmais, MyCap, Necton, Nova Futura, Órama, Planner, Safra, Santander, Terra e XP Investimentos.

A Carteira SABE utiliza um Algoritmo chamado SABE Score© que seleciona diariamente oito empresas (4 Melhores e 4 Piores), seguindo uma ótica fundamentalista baseada em 8 indicadores (7 quantitativos e 1 qualitativo). Ao final de cada mês as empresas selecionadas são classificadas pelo número de ocorrências e recebem a chancela de “Campeãs e Lanternas do mês”.

Para fins de comparação das duas Carteiras, apresentamos a planilha abaixo, com as ações que as compõem, valorização em 5 anos, variação média do Ibovespa e diferença em pontos percentuais:


Fazemos as seguintes observações:

·  Ambas as Carteiras superaram de longe o Ibovespa e a renda fixa (CDI) no longo prazo, 5 anos, sinalizando que não faz sentido optar por inteligência artificial ou humana, pois estas são complementares e não excludentes;

·  Apenas duas empresas fazem parte das duas carteiras: Gerdau (GGBR4) e Vale (VALE3), que por coincidência foram as com maiores indicações/ocorrências;

·  Carteira Valor: três papéis são de empresas novatas na B3 e suas valorizações são inferiores a 5 anos (PETZ3, RDOR3 e BRDT3);para o cálculo da valorização consideramos a época do IPO;

·  Carteira SABE: a ação MGLU3 (Magaz Luiza) distorce a valorização total, mas se eliminássemos esse papel ainda assim a valorização da carteira seria de 186,29%, acima 125,35 ppts do Ibovespa.

Conclusão: Segundo os neurocientistas, não há razão sem emoção. Não somos os seres racionais que nos ensinam desde pequenos. Não tomamos decisões como um Algoritmo que estabelece critérios, testa as hipóteses e seleciona a opção mais adequada. O viés comportamental pode levar a uma tomada de decisão aquém do ideal, e algoritmos de Inteligência Artificial (IA) que são mais objetivos podem melhorar alguns desses comportamentos.

Selecionar empresas para investir demanda muita energia de nosso cérebro, que, apesar de ser um órgão poderoso, tem capacidade limitada. A tecnologia de IA auxilia de forma técnica e isenta a fazer boas escolhas, como ferramenta de reconhecimento de padrões complexos.

O momento atual da COVID-19



Novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sábado (6 de novembro). Fonte: G1. Saiba mais...

Notícias relevantes

No link abaixo você pode acessar uma compilação de notícias consideradas relevantes por nosso time, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.

Segue o link para download do Relatório “A Bolsa na semana”: https://bit.ly/2YsNwcC

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 5 de novembro registrando 104.828 pontos, equivalente a menos 17.557  pontos (ou menos 14,3% em moeda local) abaixo da marca recorde de 122.385 pontos registrada no fechamento do pregão de 7/01/2021. O principal índice da B3 terminou 2020 com alta de 2,9%, tendo entre os índices acionários de países emergentes comparáveis o pior desempenho em dólar, representando queda de 20,18%. Neste ano de 2021 o Ibovespa está caindo 11,9%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no cenário político. No curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa se mantém em queda.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de incerteza com a Covid-19, no longo prazo, a variação dos quatro índices, à exceção do ISE,  supera DE LONGE a renda fixa, com variação positiva de mais de 70%. Com a Selic a 7,75 % aa, a renda fixa volta ao radar dos investidores, mas a renda variável ainda continua sendo a protagonista do mercado, como prevíamos há mais de três anos neste blog.

Perceba, estimado leitor, que o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o SMLL, com alta de 113%. Perceba também que o IDIV é o que tem o melhor desempenho em 2021, com queda de 6,7%.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. 


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):


Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE Intelligence


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 160.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 490 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça
 nosso APP:

SABE Invest - Google PlaySABE Invest - App Store


Comentários