Ibovespa: Recordes, Ganhos e Perdas

SABE

notícias

voltar

Ibovespa: Recordes, Ganhos e Perdas

16/01/2019

Benjamin Graham em seu clássico livro “O Investidor Inteligente” nos ensina que um investidor não deve pautar seu comportamento pelas flutuações do mercado. O mercado sempre oscilará entre o otimismo desenfreado (ganância) e o pessimismo profundo (medo). O investidor inteligente deve aproveitar esses movimentos acentuados para comprar ações abaixo do seu valor justo ou vende-las quando estiver acima. Os preços de mercado têm pouca relação com valor, ensina Graham.

Recordes de 2019

O Ibovespa encerrou o ano de 2018 no patamar de 88.000 pontos, tendo variação positiva de 15,18%.  Em 2019, desde o primeiro até o pregão de 14/jan, o índice já subiu 7,36%. Fruto de um otimismo exagerado, o Ibovespa já bateu seis máximas históricas, sendo a maior em 14/jan com 94.474 pontos, quase alcançando a metade do desempenho de todo o ano de 2018. Esse crescimento extraordinário pouco significa se considerarmos os fracos fundamentos da nossa economia.

Mesmo o Ibovespa batendo sucessivos recordes e estando próximo de 95.000 pontos, há que se considerar que desde mai/2008 (pico histórico de 73.516 pontos) até out/2018, o índice da bolsa brasileira perdeu 39,05% em dólar, como informa a [B]3. A bolsa como sempre antecipa as expectativas e mede de forma implacável o status da economia.

Portanto, pouco importa se o índice está na máxima. Começamos a sair do lamaçal que foi o Brasil dos últimos anos. Prepare-se para ver máximas atrás de máximas. Com bolsa na máxima (ou na mínima) sempre temos boas opções esperando por nós. O que importa não é o preço, mas sim o valor da empresa.

Ganhos e Perdas de 2018

Em momentos de euforia, os ativos mais arriscados se valorizam mais, o que não significa que criam valor.

No Brasil temos um contingente grande de empresas que destroem valor: estatais, a maioria das construtoras, boa parte dos bancos médios, as companhias aéreas e muitas empresas de commodities. Foram as que mais se valorizaram no início de 2018 com a onda de otimismo que invadiu o mercado de capitais no Brasil. Por outro lado, diversas empresas que criam valor aos seus acionistas não tiveram uma valorização tão expressiva.

O ano de 2018 foi marcado por grande volatilidade no mercado de ações brasileiro, como reflexo das eleições presidenciais no Brasil e do embate comercial entre EUA e China. Ainda assim o Ibovespa fechou o ano com uma valorização de 15%.

Confira na planilha abaixo como foi o desempenho das ações com maiores ganhos e perdas em 2018. A título de ilustração perceba como a ação da PN da Gol (GOLL4) valorizou 34,25%, mesmo estando a companhia com prejuízos constantes e patrimônio negativo no último balanço, caracterizando destruição de valor. Ao mesmo tempo observe que a ação ON da RaiaDrogasil (RADL3) perdeu 36,46%, mesmo a empresa tendo um excelente desempenho econômico em 2018 e anos recentes, sinalizando criação de valor.

Criar valor é diferente de obter lucro e de conseguir valorização das ações. Criar valor é gerar uma rentabilidade superior ao custo de oportunidade composto pelo retorno equivalente dos títulos de renda fixa, acrescido pelo nível de risco a que se está exposto ao optar pelo investimento em uma determinada companhia.

Se algum dia você se perguntou como os gestores de investimentos conseguem ser tão bem-sucedidos, procure saber quais são suas fontes de informação. SABE Intelligence é o benchmark que deve complementar suas fontes e ferramentas de análise para assegurar maior probabilidade de acerto nas decisões de investimentos em ações.

Assine agora o SABE Intelligence, o relatório que auxiliará você na montagem ou avaliação de uma carteira de ações alinhada ao seu perfil, oferecendo maiores chances de melhores retornos.

Por menos que R$1,00 (isso mesmo, um real !!!) por dia você terá em mãos a solução pioneira desenvolvida pela SABE | Inteligência em Ações da Bolsa, uma empresa que se dedica ao negócio de informações financeiras empresariais desde 1995.

Promo SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas com desempenho destacado com suporte da IA e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários