IA maximiza acertos nas Carteiras SABE!!

SABE

notícias

voltar

IA maximiza acertos nas Carteiras SABE!!

19/07/2019

Na Bolsa, errar é muito mais fácil do que acertar. Segundo Peter Lynch, ex gestor do Fidelity Magellan Fund, o maior fundo de ações do mundo, “Quem é muito bom acerta 6 de cada 10 decisões de investimentos”.

Selecionar empresas para investir demanda muita energia de nosso cérebro, que, apesar de ser um órgão poderoso, tem capacidade limitada. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) auxilia de forma técnica e isenta a fazer boas escolhas, especialmente quando é necessário lidar com enorme variedade de cálculos e opções.

As “Carteiras SABE” são montadas com o suporte de Big Data e Inteligência Artificial materializado no Algoritmo SABE Score©. Acompanhamos permanentemente cinco carteiras, cujos relatórios são organizados pelos produtos:

·  SABE Intelligence: seleção diária das Melhores e Piores ações para acompanhamento de oportunidades. Este produto também faz mensalmente a seleção das Campeãs e Lanternas do mês e dos últimos doze meses para que cada investidor avalie sua carteira de ações;

·  SABE Invest: sugestão mensal de 4 carteiras com 8 ações cada, adequada a diferentes perfis de investidor: Dividendos, Small Caps, Geradoras de Caixa e Sustentabilidade.

Utilizamos como métrica de avaliação do desempenho das nossas carteiras a taxa de acertos medida pela comparação da valorização média do conjunto de ações de cada carteira, sem ponderação, contra a variação do Ibovespa. Nosso foco de resultado é o longo prazo, cerca de cinco anos, embora também façamos medições para o acompanhamento do médio (2 anos) e curto prazo (1 ano).

Até o mês de Junho/2019 foram as seguintes as taxas de acertos:

·  SABE Intelligence/Campeãs: 82%;

·  SABE Invest:Dividendos (63%), Small Caps (63%), Geradoras de Caixa (75%) e Sustentabilidade (75%).

Além disso, nos últimos 12 meses, a taxa de assertividade das “SABE Campeãs” foi de 75%. Vale dizer que, no longo prazo, de cada 10 ações “Campeãs”, mais de 7 superam o Ibovespa no mesmo intervalo de tempo. Para as carteiras “SABE Invest”, nos últimos 12 meses, o desempenho de todas superou o Ibovespa em todos os 12 meses, exceto a de Dividendos que superou o índice em 10 dos 12 meses.

Confira no gráfico abaixo o desempenho comparativo das Carteiras “SABE” contra o Ibovespa e perceba como o uso da tecnologia de Inteligência Artificial auxilia na maximização de melhores retornos para o investidor.

A Inteligência Artificial (IA) chegou e veio para ficar não só na área financeira como também em outras atividades profissionais. Iniciamos o uso de IA em Out/2016, acreditando ser um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar mecanismos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Como seres humanos, não somos plenamente racionais nem plenamente irracionais. Ao tomar decisões sempre existe racionalidade, mas limitada por nossas emoções. Somos, portanto, seres emocionais. Nossa cabeça não consegue processar todas as informações que precisamos para tomar as melhores decisões. Olhamos só um pedaço do problema. Não conseguimos examinar detalhes importantes. Nossas decisões são, portanto, tendenciosas porque nossas emoções nos orientam.

O ser humano tem memória curta, o computador, não! Executar um “stop” quando a ação está caindo, às vezes é difícil para o investidor porque ele não gosta de perder, e o medo ou a ganância é corrompido por uma mudança na estratégia. Mas para um “robot” esse dilema é simples de resolver, porque não existe emoção para a máquina e sim a disciplina automática de executar uma regra pré-estabelecida. Temos que admitir que o computador é mais inteligente do que nós ao lidar com situações de grande volume e variedade de dados.

Se algum dia você se perguntou como os gestores de investimentos conseguem ser tão bem-sucedidos, procure saber quais são suas fontes de informação. SABE Intelligence é o benchmark que deve complementar suas fontes e ferramentas de análise para assegurar maior probabilidade de acerto nas decisões de investimentos em ações.

Assine agora o SABE Intelligence, o relatório que auxiliará você na montagem ou avaliação de uma carteira de ações alinhada ao seu perfil, oferecendo maiores chances de melhores retornos.

Por menos que R$1,00 (isso mesmo, um real !!!) por dia você terá em mãos a solução pioneira desenvolvida pela SABE | Inteligência em Ações da Bolsa, uma empresa que se dedica ao negócio de informações financeiras empresariais desde 1995.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas com desempenho destacado com suporte da IA e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa

Comentários