Gol rompe fidelidade com Smiles!!!

SABE

notícias

voltar

Gol rompe fidelidade com Smiles!!!

17/10/2018

Neste alerta vamos falar sobre duas companhias listadas na B3 que operam programas de fidelidade em parceria com grandes companhias aéreas: Smiles e Multiplus. Ambas as companhias são controladas das aéreas Gol e Latam. A Gol possui 52,67% do capital da Smiles e a Latam detém 72,74% do capital da Multiplus.

A Smiles é um programa de coalizão, com mais de 14 milhões de participantes e gestora exclusiva do Cartão Smiles, um programa de multifidelização para diversas companhias, sendo a Gol a principal parceira comercial da Companhia. A Multiplus é a parceira oficial da LATAM Airlines e tem um programa de fidelidade completo no qual o cliente reúne em uma única conta os pontos dos voos realizados pela LATAM entre outros parceiros e troca por viagens.

No dia 15/out/2018 as ações SMLS3 da Smiles desabaram 38,84%, após a Gol anunciar que pretende realizar uma reestruturação societária para incorporar sua empresa de programa de fidelidade. Segundo notícia publicada pelo site Infomoney, além do plano de incorporar a Smiles, a Gol acrescentou que os contratos operacionais entre a companhia aérea e a empresa do programa de fidelidade, que vencem em 2032, não serão renovados. De imediato, a reestruturação não afeta os clientes, apenas acionistas. Leia mais...

No longo prazo, desde dez/2013 a 16/out/2018, as ações SMLS3 (SMILES ON) e MPLU3 (MULTIPLUS ON), tiveram valorizações de 60,58% e 8,78%, respectivamente, ficando abaixo do Ibovespa que, no mesmo período, subiu 66,42%. Obviamente a Smiles foi prejudicada pela notícia recente sobre a sua incorporação pela Gol.

Confira agora, com informações extraídas do Big Data SABE, como foi o desempenho econômico-financeiro das duas companhias desde 2014 até o 1º semestre de 2018, com valores anualizados:

De 2014 a 2017 as duas companhias tiveram desempenho crescente em receitas, geração de caixa e lucro, com redução da dívida líquida. O lucro da Smiles cresceu a uma taxa CAGR de 12,70%, enquanto que o da Multiplus cresceu a 12,31% ao ano. Por outro lado, as dívidas líquidas caíram cerca de 12% aa no mesmo período. Na média dos quatro anos analisados, o múltiplo DL/EBITDA da Smiles ficou em 2,11x e o da Multiplus de apenas 0,28x. Na mesma medida o ROE (retorno do acionista) da Smiles foi de 71,15% e o da Multiplus de 186,93%.

Os proventos (dividendos + JSCP) pagos em 2018 pelas companhias foram de R$ 463,7 milhões (Smiles) e R$ 93,2 milhões (Multiplus), correspondendo este a um generoso payout de 95%.

O desempenho de ambas as companhias fica ruim quando comparamos os números dos primeiros seis meses de 2018 contra igual período de 2017, sinalizando preocupação para o fechamento do balanço de 2018:

·  Smiles: quedas de receita (49,7%), EBITDA (8,93%) e Lucro (11,04%), embora com redução expressiva da dívida líquida e desta em relação ao EBITDA que fechou em 0,85x, anualizada no 1S2018;

·  Multiplus: quedas de receita (75,12%), EBITDA (36,59%) e Lucro (33,96%), embora com redução expressiva da dívida líquida e desta em relação ao EBITDA que fechou em 0,91x, anualizada no 1S2018;

Surge uma indagação: Que valor gera uma empresa de milhagem? Quando uma empresa que opera um programa de fidelidade sendo controlada por outra companhia de transporte aéreo, caso da Smiles e da Multiplus, há uma fragilidade pela baixa criação de valor próprio. No caso da Smiles que tinha um relacionamento exclusivo com a Gol e suas parceiras aéreas, isso ficou claro com a recente decisão de incorporação e interrupção do contrato. No caso da Multiplus, o tempo dirá...

Promo SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para investidores e profissionais do mercado.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com suporte da inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa 

Comentários