Estamos atrasados!!

SABE

Blog

voltar

Estamos atrasados!!

25/11/2019

"Estamos atrasados. Vamos fazer 40 anos em 4!”

Paulo Guedes – Ministro da Economia


O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu na sexta-feira, 22/nov, o fim dos encargos sobre a folha de pagamento de empregados. Segundo ele, esse é o encargo "mais cruel que existe". "Vamos acabar com o imposto mais cruel que existe no Brasil, o imposto sobre folha de pagamento. Você tira da informalidade. Você tem, de um lado, o ganho de produtividade do trabalho, o emprego, o salário e contribuições para a Previdência. (Se) Está todo mundo empregado, todo mundo pode pagar", disse Guedes, durante discurso no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), no Rio. Fonte: UOL/Economia.

O que falta para o Ibovespa deslanchar?

Para Alexandre Póvoa, CEO da Canepa Asset Brasil, falta o investidor institucional e o estrangeiro acreditarem no potencial do mercado e essa onda de pessoas físicas continuar.

Quando o retorno de renda fixa cair no Brasil, haverá uma megatransferência de recursos para renda variável. Desde que eu comecei minha carreira no mercado financeiro (e lá se vão 30 anos), essa foi uma frase recorrente colocada nas apresentações para clientes por parte dos gestores para convencê-los a comprar ações. Pois bem, hoje, com o juro real abaixo de 1%, o que está acontecendo? O discurso comum e de bom senso de todos os analistas era que a alta de bolsa era inexorável a partir de uma queda do juro real. Os números mostram um pouco dessa realidade, mas talvez não na magnitude esperada. Fonte: Valor/Finanças. Quero ler mais...

Consumo é aposta na bolsa em 2020

O crescimento brasileiro não veio como o esperado neste ano, mas a confiança na retomada da economia em 2020 mantém a todo vapor as apostas dos gestores em ações de setores diretamente ligados à atividade, como consumo, varejo, serviços e bancos. Dependentes dos ciclos econômicos, as companhias desses segmentos até entregaram alguma rentabilidade na bolsa até aqui - embutindo as expectativas de expansão do país -, mas ainda não destravaram todo o seu potencial. Fonte: Valor. Quero ler mais...

Bolsa pode ser perigosa no curto prazo, avaliam Kapitalo e SPX

A animação com as ações brasileiras no curto prazo é perigosa, avalia Carlos Woelz, sócio-fundador da Kapitalo. O foco do investidor deveria estar no longo prazo: a bolsa doméstica mostra perspectivas de ganhos, mas durante a próxima década, considerou o gestor, que participou de evento da XP, em São Paulo.

“Dá medo que a maioria das pessoas ache que a bolsa é o melhor mercado para performar. Há perspectiva de a bolsa render no longo prazo, mas isso vai se realizar nos próximos dez anos. É preciso cuidado para alocar em bolsa, porque não é um ativo de curto prazo”, alertou Woelz. Fonte: Valor. Quero ler mais...

Consumo maior sustenta balanços de empresas no 3º trimestre

Os sinais de melhora da economia doméstica atenuaram os ventos contrários vindos do exterior e sustentaram os balanços das empresas no terceiro trimestre. Em boa hora, o consumo começou a impulsionar o mercado interno, o que garantiu certa estabilidade num momento em que o medo de uma guerra comercial atingiu em cheio os preços das commodities, reduziu a demanda nos mercados globais e interferiu no câmbio. Fonte: ValorInveste. Quero ler mais...

Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa fechou a semana encerrada em 22/nov com 108.692 pontos, alta de 1.328 pontos (ou 1,24% em R$) em relação à máxima de 107.364 pontos observada em 23/out. O índice ainda está abaixo do último recorde de 109.399 pontos no dia 07/nov/2019.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta. Nos últimos 21 pregões (curtíssimo prazo) a tendência é de queda discreta.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido pelo Ibovespa em pontos, em diferentes intervalos de tempo. Observe que a variação do índice bate, neste momento, a rentabilidade da renda fixa nos períodos mais longos.


Com o corte da SELIC para 5,0% ao ano ou em menor nível, como esperado pelo mercado, os investidores terão que buscar alternativas com maior risco, caso queiram obter retornos melhores. Para proteger o patrimônio, a renda fixa continua sendo uma boa alternativa, mas para ganhar dinheiro “de verdade” as ações são a melhor opção.

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de companhias com qualidade de gestão e desempenho consistente no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos. Quem não quiser gerenciar risco vai ter que se contentar com algo tipo 0,40% de retorno real ao mês! A mudança do paradigma Renda Fixa X Renda Variável, na nossa opinião, é uma questão de tempo...

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as diferenças entre as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (quase cinco anos) e nos últimos 21 pregões:


A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

SABE Intelligence


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos.

Conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas de desempenho destacado com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa




Comentários