Bater um recorde às vezes nada significa!

SABE

notícias

voltar

Bater um recorde às vezes nada significa!

12/09/2017

A bolsa bateu novo recorde: e daí???

A B3 (fusão da BM&FBovespa com a CETIP) parece um atleta que não consegue subir ao pódio e erguer a taça. Levou mais de 9 anos, de 22/Mai/2008 a 11/Set/2017, para subir pífios 1,69% (de 73.516 para 74.319 pontos). Muito pouco, não?

Isso mostra o “vigor” da nossa economia nesse período, ou seja, praticamente nada mudou, a não ser o desemprego de 13 milhões de brasileiros e o alto endividamento dos governos, empresas e famílias.

Além disso, a alta que trouxe o novo pico histórico foi puxada pelas companhias que concentram o Ibovespa: Petrobras, Vale, Itaú e Bradesco, cujas participações no índice totalizam 36,5%, evidenciando a forte concentração de nosso mercado acionário.

Assim, o novo recorde deve ser celebrado como uma “conquista de curto prazo”, pois falta muito para nossa economia deslanchar de forma sustentável e equilibrada. A boa notícia é que com toda a lambança política que presenciamos diariamente, a economia consegue ainda resistir. Haja resiliência!!!

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça os demais produtos SABE, o adequado complemento ao seu acervo de informações.


Comentários