Balanços 2017 – Melhor desempenho com redução da dívida

SABE

notícias

voltar

Balanços 2017 – Melhor desempenho com redução da dívida

13/04/2018

Os números dos balanços consolidados de 2017 das empresas não financeiras listadas em bolsa quando comparados com 2016, sinalizam melhora principalmente na relação dívida/EBITDA que teve uma redução de 6,34%. A explicação é que a dívida cresceu pouco mais de 4%, enquanto que a geração de caixa subiu muito mais (11%). 

Em termos de crescimento real, descontada a inflação, as receitas ficaram estáveis. Os resultados líquidos cresceram de forma expressiva, mais de 50%, devido a reversão de prejuízo de muitas companhias em 2016. E o retorno do acionista (ROE) acompanhou a melhora do desempenho como um todo aumentando 0,75 pontos percentuais.

Confira na planilha a seguir o desempenho agregado das companhias em 2017 com informações extraídas do Big Data SABE:

Os dez maiores crescimentos com consistência de receitas, EBITDA e lucros de 2016 para 2017 são mostrados nos gráficos a seguir:

Olhando agora o endividamento, veja a seguir as dez maiores reduções de dívidas em valor absoluto de 2016 para 2017 e as dez companhias mais endividadas em 2017, em valor relativo à geração de caixa medida pelo EBITDA:

Por último, mas não menos importante, veja abaixo as companhias que ofereceram em 2017 os dez maiores retornos aos seus acionistas, medido pelo ROE (returno on equity):

Em resumo, continuamos percebendo, por meio da comparação dos balanços de 2016 contra 2017, um quadro com melhor desempenho que atribuímos ao aumento de produtividade e eficiência, consequência do aprendizado com a recessão dos dois últimos anos.

e-book


O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações. São 120.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 que, junto com os preços de suas ações ajustadas dos últimos cinco anos permitem à nossa equipe elaborar relatórios técnicos com informações seguras para profissionais do mercado e investidores individuais.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça o SABE Intelligence, a maneira revolucionária de selecionar empresas saudáveis com a inteligência artificial e tomar decisões de investimentos em ações com maior probabilidade de acerto.

Luiz Guilherme Dias
Equipe SABE Inteligência em Ações

Comentários