As favoritas da bolsa, Petrobras e Vale, são as mais endividadas

SABE

notícias

voltar

As favoritas da bolsa, Petrobras e Vale, são as mais endividadas

14/09/2017

Dívidas: a solução é vender ativos ou privatizar!!!

A redução do passivo das companhias tem vindo da comercialização de ativos, do freio nos investimentos para manter capital em caixa e no corte de custos. "O ideal para reduzir dívida é gerar caixa, mas as empresas não estão conseguindo isso. Elas têm diminuído investimentos para pagar bancos." (Fonte: Estadão – 04/Set/2017).

As quatro maiores devedoras com ações na bolsa no 1S2017 foram, na ordem: Petrobras, Vale, Eletrobras e Oi. Juntas essas empresas devem R$ 815 bilhões. Mais importante do que o valor absoluto da dívida é a capacidade que a empresa possui de quitar as dívidas com a geração de caixa, reduzindo seu grau de alavancagem financeira, como ilustra o gráfico abaixo:

Petrobras e Vale reduziram seu grau de alavancagem com venda de ativos em 23% e 48%, respectivamente, do 1S2016 para o 1S2017. O mesmo não ocorreu com a Eletrobras que teve esse indicador quase triplicado e com a Oi (em recuperação judicial), cuja relação dívida/geração de caixa alcançou o patamar de 10 vezes no 1S2017.

Quando uma empresa atinge um grau de alavancagem superior a 3, sua situação se agrava porque, mantida a geração de caixa, ela vai precisar, no mínimo, de três anos para pagar sua dívida. A solução, além de venda de ativos, pode ser a privatização ou, como tem sido falado, a “desestatização”. Mas não é o caso da Oi nem da Vale...

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABEe conheça os demais produtos SABE, o adequado complemento ao seu acervo de informações.


Comentários