Almoço com Presidente da CVM

SABE

notícias

voltar

Almoço com Presidente da CVM

18/05/2018

Paulo Protásio, diretor da Sociedade Nacional de Agricultura; Marcelo Barbosa, presidente da CVM, e Antonio Alvarenga, presidente da SNA. Foto: Divulgação/SNA

Fundadores e conselheiros do Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (Codemec) receberam, em 15 de maio, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, para almoço em sua sede no Centro do Rio, oferecido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Na abertura do encontro, Thomás Tosta de Sá, presidente executivo do Codemec e diretor da SNA, falou sobre a criação do comitê e apresentou seu planejamento estratégico, que inclui as propostas de criação de um novo modelo previdenciário para trabalhadores e a retomada de investimentos nos setores de infraestrutura logística e social.

O presidente da CVM disse que seu objetivo é ter “uma gestão marcada pela redução do custo de observância da regulação do mercado” – trabalho que vem sendo realizado pelo corpo técnico da Comissão, por meio de audiências com diversas entidades.

Barbosa também elogiou a gestão de seu antecessor, Leonardo Pereira, também presente ao almoço, e comentou as dificuldades pelas quais passa a CVM, “por ter seu orçamento fortemente contingenciado, apesar de ser uma agência superavitária, mas com superávit transferido para o Tesouro”.

Outro ponto discutido à ocasião pelos presentes foi a criação de um Fundo para o Desenvolvimento do Mercado com as receitas da CVM.

Um dos participantes sugeriu que os contribuintes da Comissão, em função do pagamento de taxas como a de recolhimento de multas e de acordos, entrassem com uma ação na Justiça contra o desvio de recursos da CVM.

Ainda durante a reunião, Paulo Ângelo, um dos fundadores do Codemec, anunciou um convênio em parceria com a Bolsa de Londres para educar as empresas a se capitalizarem no mercado.

Luiz Guilherme Dias, também fundador do Comitê, falou sobre o programa de ampliação da base de acionistas para empresas listadas em bolsa que não captam recursos no mercado. Ambas as propostas fazem parte do planejamento estratégico do Codemec.

Por Equipe SNA Rio

Comentários