A revolta das sardinhas

SABE

Blog

voltar

A revolta das sardinhas

01/02/2021

“Há uma máxima no mercado financeiro que, quando os ‘tubarões’ chegam, as ‘sardinhas’ dançam. Mas, nos últimos dias, os investidores de varejo (as sardinhas) estão promovendo um banho de sangue nos investidores institucionais (os tubarões)”

Blog, Site NeoFeed

A revolta das sardinhas

Milhares de usuários da plataforma Reddit, investidores de varejo apelidados de ‘sardinhas’, coordenaram um ataque aos ‘tubarões’ da bolsa de valores americana, castigando com prejuízos bilionários alguns fundos hedge que praticam vendas descobertas, com apostas na baixa das ações. O Reddit é uma das redes sociais mais populares dos Estados Unidos, que conta com 430 milhões de contas ativas, capaz de promover forte ofensiva contra os ‘tubarões’.

APP SABE INVEST


O protagonista dessa história foi uma loja de games decadente, chamada GameStop, que vende cartuchos em plena era digital. Os papéis da loja começaram a subir quando ela anunciou três novos nomes no conselho. Mas, investidores experientes, os ‘tubarões’, viram que não havia nenhuma consistência na alta e apostaram na queda das ações da varejista e foram surpreendidos pelo ‘efeito sardinha’: as ações não pararam de subir, mesmo sem fundamento. No dia 27 de janeiro, a alta foi de 134,8%, e desde o começo do ano o papel valorizou 1.892%, provocando perdas expressivas aos fundos ‘tubarões’.

Atualmente com a força das redes sociais, “day traders” podem se unir e comprar ações de empresas sem qualquer fundamento, forçando a alta dos papéis, pela combinação das chamadas “short squeeze” (espécie de aluguel com aposta na desvalorização), praticando as vendas descobertas e “opções de compra”. Fonte: NeoFeed. Leia mais...

No Brasil, um movimento parecido ocorreu com as ações do IRB Brasil RE (IRBR3). Um grupo do Facebook chamado “IRBR3 Forum Investing”, com 8.300 membros, imitaram os investidores de varejo dos EUA, usando derivativos e coordenando a compra em fóruns de mídia social, provocando alta de cerca de 18% no preço das ações no dia 28 de janeiro. No dia seguinte, a CVM soltou um alerta sobre os riscos de manipulação de mercado e os papéis chegaram a recuar 7,7%.

Segundo a CVM, na presença de indícios, abrirá processo administrativo sancionador para a apuração das responsabilidades, bem como comunicação ao Ministério Público na esfera penal. A manipulação do mercado é um crime tipificado no art. 27-C da Lei 6.385/76.

“O chamado ‘squeeze’, que pode se configurar em situações nas quais um ou mais investidores provocam artificialmente a alta do preço de valores mobiliários, de maneira a causar prejuízos a terceiros ou auferir benefícios indevidos para si ou outros participantes do mercado, é uma das modalidades de manipulação”, alerta a CVM. Resta saber como a CVM conseguirá punir milhares de indivíduos que praticam esse crime.

O momento atual da COVID-19

Novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde, consolidados às 20h de sábado (30 de janeiro). Fonte: G1. Leia mais...

Notícias relevantes

A seguir um clipping de notícias consideradas relevantes por nossa equipe, visando auxiliar o nosso estimado leitor a compreender o recorrente “quebra-cabeças” do mercado de capitais brasileiro.


Desempenho do Ibovespa

O Ibovespa encerrou a última semana no dia 22 de janeiro registrando 115.068 pontos, 4.459 pontos (3,7% em moeda local) abaixo da marca de 119.527 pontos registrada em 23/01/2020. O principal índice da B3 terminou 2020 com alta de 2,9%, tendo o pior desempenho em dólar, queda de 20,18%, entre os índices acionários de países emergentes comparáveis. Neste ano de 2021 está caindo 3,3%.

A tendência primária (longo prazo) do Ibovespa continua em alta, mesmo com a elevada volatilidade e incerteza do momento, tanto no plano econômico quanto no cenário político. Mas, no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões) a tendência do principal índice da bolsa reverteu para queda.

Veja a seguir o desempenho da bolsa brasileira, medido em pontos, pelo Ibovespa e pelos índices das carteiras B3 de Dividendos (IDIV), Small Caps (SMLL) e Sustentabilidade (ISE), em diferentes intervalos de tempo. Observe que, mesmo com a queda provocada pela onda de incerteza com a Covid-19, no longo prazo, à exceção do ISE, a variação dos índices supera DE LONGE a renda fixa, com variação positiva de mais de 200%. Com a Selic mantida a 2% aa, a renda variável continua sendo a protagonista do mercado, como prevíamos há mais de três anos neste blog.

Observe, estimado leitor, o índice que teve o melhor desempenho no longo prazo foi o SMLL, seguido de perto do IDIV, ambos com altas de mais de 180%. Perceba também que o ISE é o que tem o melhor desempenho em 2021, com queda de 0,6%. No curto e curtíssimo prazo todos os índices estão no ‘vermelho’.

O conjunto de estatísticas mostrado ajuda o leitor a perceber os movimentos cíclicos da bolsa brasileira, em especial sobre os que têm (e os que não têm) fundamento técnico. 


Confira a evolução do “termômetro da bolsa” no gráfico abaixo e perceba as tendências (linha pontilhada em amarelo) e as volatilidades do Ibovespa no longo prazo (cinco anos) e no curtíssimo prazo (últimos 21 pregões):

Conheça o SABE Intelligence e o SABE Portfolio e aprimore o desempenho da sua Carteira de Ações

Estamos aqui para auxiliá-lo a selecionar empresas de qualidade sólida e desempenho consistente, que criam valor para todos os seus stakeholders, com nossos relatórios SABE Intelligence e SABE Portfolio. Conte conosco!

Dentre as alternativas de aplicações com maior risco, as Ações de Companhias com qualidade de gestão e desempenho destacado no longo prazo, as chamadas “SABE Campeãs”, trazem excelentes oportunidades de investimentos.

SABE INTELLIGENCE


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são mais de 150.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994. Além disso, produzimos uma verdadeira “enciclopédia” sobre as companhias listadas na B3 com mais de 450 newsletters publicadas, entre blogs e alertas ao mercado.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa


Quer monitorar GRATUITAMENTE o desempenho da sua carteira de ações?

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play SABE Invest - App Store


Comentários