A 1ª Prisão no Brasil por manipulação de mercado

SABE

notícias

voltar

A 1ª Prisão no Brasil por manipulação de mercado

18/09/2017

Insider trading ou uso de informações privilegiadas é a negociação de valores mobiliários baseada no conhecimento de informações relevantes que ainda não são de conhecimento público, com o objetivo de auferir lucro ou vantagem no mercado.

Em países sérios, o uso de informação privilegiada para manipular o mercado ou ter lucro indevido é considerado crime pesado. No Brasil também, como reza o art. 3º da ICVM 358/02, mas daqui pra frente manipular o mercado de capitais em nosso país vai ficar cada vez mais difícil.

Pela 1ª vez um dono de empresa é preso no Brasil por praticar a fraude de manipulação auferindo um lucro indevido de US$ 100 milhões. Surge assim uma nova frente de combate a esse tipo de crime, pilotada pela PF junto com o MPF e a CVM, para punir transações e negociações atípicas com ações e outros ativos.

A prática de grandes operações de manipulação de mercado no Brasil é investigada, mas as punições são brandas quando há conclusão sobre a fraude. O momento é perfeito para mudança dessa prática, pois a tendência é que a bolsa bata novos recordes, como o último em 15/Set/2015, quando o Ibovespa atingiu 75.756 pontos: veja o gráfico abaixo:

Além disso, em 2017 as empresas brasileiras captaram até agosto R$ 93,3 bilhões, o que representa crescimento de 59% na comparação aos oito primeiros meses de 2016. De acordo com relatório da ANBIMA, o aumento das ofertas foi puxado pela emissão de ações, 275% superior a 2016.

Com regras mais claras e punições mais justas o mercado de capitais fica mais técnico, transparente e confiável, podendo cumprir seu objetivo de canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas.

Acompanhe os artigos técnicos publicados no Blog SABE e conheça os demais produtos SABE, o adequado complemento ao seu acervo de informações.


Comentários