16% das Companhias da B3 concentram o mercado

SABE

notícias

voltar

16% das Companhias da B3 concentram o mercado

22/05/2020

OBJETIVO E METODOLOGIA

Este artigo tem como objetivo mostrar o alto grau de concentração do mercado acionário brasileiro. Para isto usamos como critério de corte as companhias não financeiras listadas na B3 que tiveram as maiores (máximo de 3) receitas líquidas (vendas) por cada um dos 21 setores de atividade no exercício de 2019, com informações extraídas do Banco de Dados SABE©.

CONCENTRAÇÃO DE MERCADO

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) monitora movimentos de mercado que possam modificar significativamente as forças competitivas ou criar situações de monopólio ou concentrações que desequilibrem a livre concorrência.

De acordo com a legislação brasileira (Lei 8.884/94, artigo 54, parágrafo 3º), deverão ser submetidos à apreciação do CADE para originar à análise antitruste qualquer situação em que houver a presença de pelo menos um dos seguintes efeitos sobre o mercado:

1.  limitar ou prejudicar a livre concorrência – pode ser originado tanto por meio de uma concentração como por um ato de cooperação econômica, tais como contratos de distribuição exclusiva, práticas de venda casada, ou os acordos de cooperação, pesquisa e desenvolvimento;

2.  resultar na dominação de mercados relevantes de bens ou serviços –, por sua vez, essa condição está ligada à noção de posição dominante, abrangendo tanto a sua aquisição como a intensificação de posição já existente.

LÍDERES EM VENDAS

Os setores com maior concentração (vendas acima de 90%) foram: Mineração (Vale), Petróleo e Biocombustíveis (Petrobras), Telecomunicações (Telefônica Brasil, Oi e Tim) e Holdings Diversificadas (Itaúsa e Bradespar).

Os setores com menor concentração (vendas abaixo de 50%) foram: Energia Elétrica (CPFL Energia, Eletrobras e Cemig), Transporte e Logística (Gol, Azul e CCR), Construção Civil e Mercado Imobiliário (MRV, Cyrela e Tenda) e Tecidos, Vestuário e Calçados (Alpargatas e Grendene). Nessa avaliação o número de companhias do setor favoreceu a maior dispersão.

A tabela a seguir ilustra o grau de concentração das empresas da bolsa por setor de atividade:


CONCLUSÃO

Em economia, concentração de mercado, ou concentração no ramo de atividade, é uma função do número das empresas e das suas respectivas quotas de mercado no total das vendas num mercado ou indústria. O CADE funciona como um regulador de mercado procurando coibir a criação de monopólios, oligopólios ou cartéis. Um exemplo foi o veto ao movimento de fusão da Kroton (ex atual Cogna) com a Estacio (atual Yduqs) na área de Educação Superior em 2017, que se não houvesse criaria uma gigante no setor desestimulando a competição sadia entre as duas companhias.

Tendo como base as companhias listadas na B3, percebemos que de um total de 289 companhias, apenas 47 (cerca de 16%) de 21 setores, tiveram o maior volume de vendas em 2019. Na média essas companhias alcançaram 70% do total das vendas realizadas, caracterizando forte concentração de mercado.

Até o fim de abril de 2020 a bolsa de valores B3 acumulou o registro de 2,4 milhões de CPFs, investidores pessoas físicas. Este número vem crescendo principalmente por conta da queda da taxa de juros SELIC, hoje em 3% ao ano, com tendência de queda. Para que nosso mercado seja mais eficiente é necessário o ingresso de novas companhias emissoras de ações, não só para o desenvolvimento da economia como também para a redução da forte concentração atualmente existente.

SABE Invest APP


TERMO DE RESPONSABILIDADE (DISCLAIMER)

A SABE não pretende nem se dispõe a ensinar/instruir como investir no mercado de ações nem, muito menos, quais e quando comprar/vender ações: para isso recomendamos consultar a sua Corretora. SABE é o suporte imprescindível para quem já atua neste mercado ou já tomou a decisão de nele participar.

O SABE Alerta é apenas a “ponta de um iceberg” quando comparado ao acervo de informações que o Big Data SABE tem à disposição de investidores e gestores de investimentos em ações: são 140.000 demonstrações financeiras padronizadas de TODAS as companhias abertas desde 1994 e os preços ajustados de suas ações dos últimos cinco anos.

Luiz Guilherme Dias
SABE | Inteligência em Ações da Bolsa



Quem SABE, Investe!
Use o nosso farol para iluminar suas decisões de investir em ações.

Conheça nosso APP:

SABE Invest - Google Play  SABE Invest - App Store

Comentários